segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto Nós Pós MostraPe

Apresentação

Projeto Nós Pós MostraPE

O projeto Nós Pós MostraPE é a construção de um grande catálogo vivo da jovem literatura contemporânea pernambucana. E é também uma homenagem a 20 escritores que muito contribuíram com o reavivamento, nos últimos anos, da nossa literatura.
O projeto - contemplado pelo edital 2010/2011 do FUNCULTURA – realizará 20 recitais dinâmicos entre os meses de março e novembro de 2012, em três espaços: Casa Mecane (Av. Visconde de Suassuna, 338 – Sto. Amaro), sede pernambucana da União Brasileira dos Escritores (Rua de Santana, 202 – Casa Forte) e Livraria Cultura (Rua Madre de Deus, S/N - Recife Antigo). Todos os eventos acontecerão na segunda quinzena de cada mês, às quintas-feiras, e são abertos ao público.
O formato dinâmico dos eventos e nossa estratégia de ação primam pela limitação de um número específico de escritores por apresentação com o objetivo de assessorá-los e valorizá-los através da veiculação de seus nomes em Plano de Mídia e junto à imprensa, através de notas e matérias, visando valorizar seus portfólios. Esta estratégia é um diferencial que se mostrou altamente bem aceita pelo público e principalmente enriquecedora para o profissionalismo dos escritores participantes. Basta lembrar a movimentação literária vivida em Pernambuco, principalmente em Recife, a partir do ano de 2008, época em que o projeto Nós Pós (que a partir de 2010 foi rebatizado de Projeto MOSTRA) se cristalizou junto ao público e muito contribuiu para a criação de uma nova cena literária. Os eventos serviam de ponto de encontro para, além de se conhecer e consumir os novos escritores do estado, se discutir literatura, trocar ideias e informações, se desenvolver projetos etc. A partir desses encontros – entre outros pela cidade - muitos escritores passaram a ser mais consumidos e valorizados, surgiram grupos literários, e muitos projetos foram idealizados. Desde outubro de 2007 (época do primeiro evento do projeto Nós Pós) mais de 170 artistas se apresentaram nos eventos produzidos pela produtora Nós Pós.
E pensando em reverenciar todos os que protagonizaram este Movimento, resolvemos homenagear, na figura de vinte, todos os escritores deste período para cá. A cada evento um jovem escritor pernambucano será homenageado pela sua contribuição á nossa literatura.
Na programação de cada evento o público poderá conferir o trabalho de seis escritores. A programação prevê, ainda, shows de bandas locais e exposições. Em todo o projeto serão mais de 120 artistas do estado se apresentando.
Paralelamente à produção e execução dos eventos, estamos fazendo um trabalho de catalogação dos artistas participantes, que serão disponibilizados no site mostrape.nospos.org que, periodicamente, será atualizado. Acessando regularmente o público poderá conferir textos e outras informações sobre os mais de 120 participantes, os 20 escritores homenageados e também a programação e locais de realização dos próximos eventos e os vídeo teasers do projeto.
Ainda pelo site os artistas interessados em participar da MostraPE poderão baixar a Ficha de Inscrição e conhecer os Termos de Participação.
Esperamos com este projeto contribuir um pouco mais com a Literatura de nosso estado.

Produtora Nós Pós.

http://mostrape.nospos.org/2012/projeto_apresentacao.phphttp://mostrape.nospos.org/2012/projeto_apresentacao.php

Nenhum comentário: